Durante todos esses anos como esteticista, me deparei com muitas pessoas que buscavam tratar seus melasmas. Os casos sempre foram muito variados: haviam pessoas que já estavam tratando há anos sem nenhum sucesso, pessoas que tinham notado que a mancha estava surgindo e queria começar a tratar e pessoas que trataram, ele havia sumido e voltado com força total.
Comecei a observar que em algumas pessoas, fazíamos o tratamento proposto e a mancha clareava e só voltava de vez em quando bem suave e que era muito fácil controlar. Mesmo sendo melasma dérmico.
Já em outras pessoas, não importava o que fazia, a mancha clareava muito timidamente e voltava muito rápido, profunda e escura e era bem difícil tratar.
Sabemos que o melasma é muito complexo, a mancha da superfície é apenas a ponta do iceberg.
Comecei a perceber, que há algumas características principais em pessoas que não conseguiam resultado duradouro com o tratamento:
- Não dar continuidade ao tratamento e sempre estar buscando uma fórmula milagrosa
- Pular de profissional em profissional
- Não acreditar que o melasma pode ser controlado
- Se irritar muito com a demora do resultado
- Mandar manipular fórmulas das amigas para resolver o problema
- Repetir muitas vezes que odeia a sua pele
- Muita baixa autoestima por conta do melasma
- Muito estresse em casa ou no trabalho
- Usar muito ácido (muitas vezes em porcentagem altíssima) na falsa sensação que ele vá clarear a mancha de uma vez por todas
É importante cuidar das emoções
Já é muito sabido que as emoções interferem demais a nossa saúde no geral e durante meus atendimentos pude comprovar isso também no caso das disfunções estéticas.
Perguntei às minhas pacientes se elas notavam quando a mancha escureciam mais e se tinham momentos em que ela estava mais clara. Coincidentemente, todas me relatavam que quando estavam mais calmas, percebiam a mancha mais clara e quando ficavam nervosas ou de TPM, a mancha escurecia muito.
Muitas sentiam vergonha no trabalho, achavam que as pessoas só estavam olhando para as suas manchas. Tive uma paciente que tinha medo de assumir cargo de liderança por causa do melasma.
Eu tive muita acne durante muitos anos e sei na pele o impacto que isso provoca em nosso emocional. Mas eu pude perceber em mim mesma, que chega uma hora em que as emoções podem ser exatamente o que está agravando nosso quadro. Vira um círculo vicioso: a disfunção mexe com as emoções e as emoções prejudicam ainda mais a disfunção.
O estresse e a pele
Quando estamos estressados, preocupados e ansiosos, além de não termos muita disposição para cuidar da pele e da alimentação como deveríamos, as emoções podem provocar um desequilíbrio na produção de hormônios que afeta diretamente nossa pele.
Nossa pele está intimamente ligada ao nosso sistema nervoso central e muitas das nossas emoções são sentidas na pele, literalmente.
O perigo dos sentimentos e afirmações negativas
Os nossos pensamentos e nossas palavras tem poder e isso é uma grande verdade. O Dr. Maxwell Maltz em seu livro Liberte sua Personalidade, diz que nossos pensamentos geram sentimentos e nossos sentimentos geram nossas ações.
Quando pensamos mal de nós, nos achamos inferiores e declaramos isso, criamos sentimentos negativos em relação a nós mesmos e consequentemente atitudes negativas.
Por exemplo: quando digo que odeio minha pele, isso me leva a sentimentos muito negativos em relação a mim mesmo, o que vai me levar a ter atitudes de me defender, ficar retraída e muitas vezes muito estressada por causa da minha pele. Isso pode interferir em meus relacionamentos interpessoais, no meu trabalho, pode levar as pessoas até a se afastarem de mim. O que vai me deixar ainda mais triste.
Esse sentimento negativo pode me levar a pensar que nada do que eu fizer vai ter jeito e me fazer desistir de cuidar de mim mesmo. Isso pode ser muito ruim, pois o nosso autocuidado é muito importante, muito mais importante que imaginamos para nosso bem estar e autoestima.
Buscando ajuda profissional
Muitas vezes, ao tratar um melasma, a ferida interior está tão profunda, além da pele, que é importante buscar uma ajuda profissional com o psicólogo.
Algumas pessoas podem ficar ofendidas e chateadas quando falamos que é importante fazer terapia. Mas a terapia com um bom profissional, vai ajudar a entender muitas coisas do interior, a se libertar de alguns padrões, e a deixar a pessoa mais leve.
Isso ajuda na evolução do tratamento como um todo: tanto em reduzir as expectativas, aumentar a paciência e ainda a se conhecer melhor.
Mudando a conversa interior
Algumas pessoas, apenas ao tomarem consciência de que suas emoções podem estar prejudicando seu tratamento, já começam a relaxar mais, a ficarem mais calmas e isso faz com que a pele responda muito bem a todos os ativos inseridos.
Dizer coisas positivas sobre si mesmo é muito importante. Entender que o melasma é apenas uma condição que não te define, que seu caráter é definido por milhares de qualidades que você tem e que essa é sua riqueza.
Tenha paciência e se ame hoje
Eu digo para você se amar hoje e você pode me dizer: “como eu vou me amar? Vou me amar quando minha pele estiver melhor, aí sim, eu consigo me amar”.
Mas eu vou te dizer que até você se amar de verdade como você é hoje, nunca estará satisfeita com sua pele. A sua pele é só um elemento, você não é seu melasma. Existem muitas coisas sobre você que são muito especiais e são as suas qualidades que você deve alimentar.
A nossa pele está apenas refletindo nosso interior. Mude o interior enquanto cuida do exterior e a pele vai refletir mais alegria, brilho e beleza. Mas não é a beleza fabricada dos padrões de beleza atuais. Sim a beleza natural, que irradia da nossa alma.
O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos.
Provérbios 17:22
A alegria rejuvenesce
Já vi pessoas com a pele perfeita, sem mancha e sem acne que não tinha nenhum brilho de vivacidade. Enquanto outras pessoas com mancha ou com acne, tinham uma pele maravilhosa, iluminada por um lindo sorriso.
Assim, a pele vai se tornando cada vez mais bonita, junto com o sentimento que irradia de dentro.
Tenha paciência com o cuidado com a pele, não desista por que o resultado as vezes demora para aparecer.
Continue se cuidando e se divirta muito com isso. Separe o seu momento de beleza, como seu presente de recompensa por todas as coisas que você fez durante o dia.
Protetor Solar Niacinamida Spf 50+ UVB/UVA: A fórmula patenteada do Complexo SP ajuda a acalmar e suavizar a pele, além de reparar a barreira cutânea. A vitamina B3 (Niacinamida) pode bloquear a produção de melanina e acelerar a renovação e metabolismo da pele.
Serum Vitamina C: formulado com vitamina C, extrato de Tremella e ácido hialurônico puro. Com efeitos notáveis de clareamento, hidratação e remoção de acne, este soro é projetado para eliminar queratina escura, suavizar a pele áspera
Jelly Mask Cherry: promove tratamento profundo da pele. Infundida de Extrato de Cereja, esta máscara também uniformiza o tom da pele com manchas e hipercromias.